Os 10 Ingredientes Para Escrever Conteúdo de Qualidade


Escrever conteúdo pode ser difícil.

Dá só uma olhada nesses números. Impressionantes 98% de todas as equipes de advertising and marketing dizem que conteúdo escrito é sua modalidade mais usada, mas um em cada três profissionais de advertising and marketing admite que sua redação de conteúdo é só “razoavelmente” ou “não tão” eficaz.

Ou seja, tem muito mais conteúdo por aí que não está desempenhando bem sua função. 

O objetivo deste artigo é ajudar você e sua equipe a melhorarem a qualidade da sua redação de conteúdo e seus níveis de sucesso.

Felizmente, escrever conteúdo é uma coisa na qual as pessoas podem melhorar com um pouco de estudo e prática. Aqui embaixo você vai ver os 10 ingredientes de uma boa escrita de conteúdo para te ajudar a melhorar.

1. Crie um Título Chamativo

Digamos que você consiga que 100 pessoas entrem no seu weblog. Uma média de 80 vão ler o título, mas, somente 20 vão ler o resto.

Ou seja, seus títulos fazem a maior parte do trabalho.

Títulos fortes são aqueles que dão informações específicas e um pouco de detalhes para atrair as pessoas, mas não entregam a história inteira.

Dá pra ver isso na prática graças a uma análise do BuzzSumo de 100 milhões de títulos no Fb e no Twitter. Eles descobriram que aproximadamente 65 caracteres (por volta de 11 palavras) é a extensão excellent para um título.

Claro, não se trata só do tamanho do título. As palavras também são importantes. 

Títulos contendo frases instrutivas como “você precisa saber” e “por que você deve” têm mais probabilities de serem compartilhadas no Fb.

As pessoas costumam querer ler conteúdo que as ensine alguma coisa, seja como melhorar sua escrita de conteúdo ou um resumo dos principais nomes do draft da Main League Baseball.

2. Fisgue os Leitores com uma Introdução Interessante

Seu título atraiu o leitor para clicar no seu conteúdo. Agora você precisa convencê-lo a continuar lendo. 

É mais fácil falar do que fazer. De acordo com o Nielsen Norman Group, aproximadamente 57% do tempo na página é gasto na primeira parte da tela (above the fold). Na segunda porção da tela, esse número cai para apenas 17%,e só os mais dedicados vão além. 

Ou seja, se a sua introdução não fisgar a atenção dos seus leitores imediatamente, não espere que eles continuem por lá. 

A melhor maneira de manter seu público lendo é ir direto para o conteúdo prometido no seu título. 

Por exemplo, se você está lendo esse artigo, é de se imaginar que você queira escrever um conteúdo melhor. Então, na introdução, eu abordei o seu desafio e expliquei que esse artigo está aqui para te ajudar a encontrar uma solução. 

Imagino que a introdução tenha funcionado, porque você ainda está lendo!

3. Escreva Para o Seu Público

Uma introdução inteligente pode ajudar a manter a atenção do seu público por mais tempo, mas não é uma bala de prata. Você precisa escrever tendo em mente seu público específico.

Ou, para colocar de outra forma, escreva para um subconjunto pequeno de pessoas, não para todo mundo. 

Para dar um exemplo simples, é como a diferença entre um artigo sobre “escrever conteúdo de qualidade” e “escrever bem”.

Porque, se você está buscando dicas de escrita de conteúdo, eu já tenho alguns palpites sobre você. Por exemplo, é possível que você trabalhe com advertising and marketing de conteúdo ou esteja criando conteúdo relacionado com advertising and marketing. 

Por outro lado, se esse fosse um artigo sobre “escrever bem”, você poderia ser qualquer pessoa, desde um estudante até um romancista sofrendo com bloqueio criativo. Se eu tentasse escrever para todos esses públicos, eu dificilmente acertaria com algum deles. 

4. Restrinja o Foco do Seu Artigo

Cada artigo deve ter uma única ideia clara do título à conclusão. 

Seguir essa abordagem pode te ajudar a formar argumentos mais lógicos, escrever um texto que flua mais naturalmente e oferecer conclusões claras aos seus leitores.

A não ser que você esteja escrevendo uma página pilar como ponto central para discussão de um assunto mais amplo, mantenha seu foco o mais estreito possível. As an illustration:

  • Ruim: Como melhorar seu advertising and marketing
  • Melhorando: Como fazer um advertising and marketing melhor para pequenos negócios
  • O melhor: Como fazer social media advertising and marketing para startups de SaaS

Seria impossível escrever uma peça de conteúdo de qualidade sobre o primeiro assunto, porque o público é amplo demais. Simplesmente não dá para oferecer uma orientação relevante para todo mundo, de uma startup com um único funcionário até uma marca multinacional.

Ao restringir seu foco, você pode oferecer valor genuíno sobre um assunto específico. 

5. Seja Envolvente

Não importa o quão cativante o seu título seja, se o seu conteúdo não envolver seu público brand que eles entrarem na sua página, eles vão abandoná-la. 

Vamos dar mais uma olhada na Pesquisa do BuzzSumo para demonstrar isso. Eles usaram modelos de machine studying para descobrir os caminhos para se escrever conteúdo envolvente. 

Dentre os artigos que os pesquisadores analisaram, apenas uma fração teve um bom desempenho tanto no Fb quanto no Twitter.

Isso mostra que as pessoas em diferentes plataformas se engajam com diferentes tipos de conteúdo.

E aí, tem a escrita em si.

Como profissional de advertising and marketing, eu aposto que você já ouviu que uma escrita de conteúdo excelente se trata de usar uma linguagem simples.

No entanto, esse mesmo estudo do BuzzSumo constatou que conteúdo com altas pontuações de legibilidade (frases e palavras mais curtas) não costuma ter um desempenho muito melhor do que aqueles com pontuações de legibilidade mais baixas, de forma geral. 

Ou seja, escrever conteúdo envolvente se trata de usar uma linguagem que seja compreensível e agradável para o seu público específico. Portanto, simplificar ou complicar demais só por fazer vai ser provavelmente menos eficaz.

6. Escreva com a Voz Authentic da Sua Marca

Por que algumas marcas se destacam mais do que outras através do seu conteúdo?

Graças ao Sprout Social, sabemos que isso se dá por diversos fatores, a maioria dos quais está diretamente relacionada à voz da marca, isto é, a personalidade que você acopla à sua marca.

Depois de entender para quem você está escrevendo e o que os mantém engajados, proceed fazendo. Tudo se resume a consistência. 

Claro, a não ser que você tenha uma pessoa dedicada a escrever conteúdo e lidar com toda a parte de comunicação, você precisa esclarecer a voz da sua marca com toda a sua equipe em um documento central e de fácil acesso. Caso contrário, você corre o risco de redatores diferentes usarem pontos de vistas e tons conflitantes. 

O mínimo que o documento com a voz da sua marca deve incluir é:

  • os valores centrais e missão da sua marca
  • uma descrição do seu público e como eles falam
  • seu relacionamento excellent com seu público
  • exemplos de palavras e frases específicas que você usa (e não usa) 

7. Ofereça Conhecimento Que os Leitores Querem

Think about que você buscou no Google por dicas de escrita de conteúdo, achou esse artigo e encontrou um monte de informações sobre como criar melhor conteúdo em vídeo.

Ou think about se, em vez de dicas específicas eu só tivesse escrito 2.000 palavras sobre por que é essencial ter conteúdo de qualidade mas nunca tivesse dito no que consiste esse conteúdo ou como fazê-lo. 

Você provavelmente não voltaria ao meu website no futuro se isso acontecesse. 

É por isso que é elementary entender o que as pessoas querem do seu conteúdo antes de começar a escrever através da pesquisa de palavras-chave.

Felizmente, não é difícil ter acesso a dados. Usando uma ferramenta como o Ubersuggest, você pode encontrar perguntas frequentes sobre o assunto que você escolheu. 

Digamos que eu vá falar sobre search engine optimisation, mas eu não escolhi ainda o assunto específico. O Ubersuggest me diz que as pessoas estão perguntando o que search engine optimisation significa e por que ele é importante. Isso me diz o que eu devo incluir no meu artigo. 

8. Use um Esboço

Quando você tiver terminado a sua pesquisa e entendido o que o seu público espera do seu conteúdo, é hora de criar um esboço. 

Por que se dar ao trabalho de esboçar seu conteúdo? Porque isso te ajuda a escrever um artigo mais útil e melhor estruturado. 

Além do mais, isso te permite encontrar fontes valiosas e estatísticas para fortalecer seus argumentos e oferecer um contexto adicional. 

É simples. Basta ver as perguntas na sua pesquisa de palavras-chave e colocá-las em uma ordem lógica. Por exemplo, “o que é search engine optimisation?” deve vir antes de “por que search engine optimisation é importante?”

Precisa fazer referência a vários pontos em uma única seção? Quebre esses pontos em subseções com subtítulos. Por exemplo, você pode incluir as seguintes subseções em “por que search engine optimisation é importante?”

  • tráfego orgânico vale muito
  • search engine optimisation native gera conversões
  • search engine optimisation oferece resultados duradouros

Por fim, busque fontes relevantes de terceiros e conteúdo existente no seu website para referenciar em cada seção (e subseção).

9. Inclua Dicas Acionáveis

Seu objetivo ao escrever conteúdo deve ser garantir que os leitores aprendam algo de valor. Isso aumenta as probabilities de eles compartilharem e voltarem depois. Eles podem até se cadastrar na sua lista de emails ou baixar gated content material.

O jeito mais simples de ensinar seus leitores a fazerem alguma coisa é dar dicas específicas e acionáveis mostrando exatamente como fazer aquilo sobre o que você está falando. 

Para fazer isso do jeito certo, você precisa ser um especialista na sua área. É por isso que eu escrevo sobre advertising and marketing, e não sobre neurocirurgia!

Ou seja, escreva sobre o que você sabe. Discuta como você aborda problemas da vida actual passo a passo. Faça referência às ferramentas e processos que você usa; se foi você mesmo que os criou, melhor ainda.

10. Inclua Fatores de Confiança

Existe um monte de conteúdo por aí. Mesmo que você esteja em um nicho obscuro, é provável que haja centenas de artigos falando sobre assuntos semelhantes ao seu. 

Então por que os leitores devem escolher seu conteúdo e não o de outra pessoa? 

Uma das melhores maneiras de se destacar na multidão é tornar seu conteúdo confiável. Se as pessoas sabem que seu conteúdo é bem pesquisado e tem credibilidade, elas têm mais probabilities de clicar nele. 

E, sinceramente, ser um grande nome na sua área ajuda. Agora que muita gente sabe quem eu sou, eu naturalmente tenho uma vantagem sobre editores menos conhecidos.

Mas não foi sempre assim. Eu tive que começar de algum lugar pra provar meu valor. Os backlinks me ajudaram, e podem te ajudar também. Você deveria, especificamente:

  • Respaldar os pontos do seu conteúdo linkando para fontes com credibilidade. Linkar para fontes da grande imprensa, websites do governo, de universidades e marcas conhecidas pode dar mais credibilidade ao seu conteúdo.
  • Faça com que websites com credibilidade linkem para o seu conteúdo. Se um website de alta autoridade como o New York Occasions linkar para o seu conteúdo, é um ótimo sinal de que as pessoas podem confiar em você. Como bônus, pode te ajudar a ranquear melhor na busca orgânica. 

Exemplos de Excelente Conteúdo Escrito

Como seria um excelente conteúdo escrito na prática? Veja aqui três websites que estão constantemente acertando:

1. HubSpot

O HubSpot está sempre demonstrando os benefícios de criar conteúdo detalhado sobre assuntos importantes para o seu público-alvo de equipes de advertising and marketing e vendas. Eles têm inclusive blogs separados dedicados a profissionais de advertising and marketing e vendas. Além de serem informativos, seu conteúdo tem um papel elementary no ciclo do comprador, levando os leitores para suas ferramentas pagas e gated content material.

2. LinkedIn

Enquanto a maior rede social de networking profissional do mundo, o LinkedIn é uma fonte de alta credibilidade. Em vez de jogar conteúdo de baixo valor, seus artigos costumam incluir pesquisas originais, o que os torna ainda mais valiosos.

3. WooCommerce

A WooCommerce é a solução de tecnologia para e-commerce mais popular do mercado atualmente.

Seu plugin foi desenvolvido para facilitar o processo de abrir uma loja on-line e seu weblog procura apoiar isso. Além de orientações práticas, ele traz com regularidade histórias de marcas que atuam em mercados de nicho, o que pode ser uma fonte incrível de inspiração para empreendedores. 

Perguntas Frequentes Sobre Redação de Conteúdo

Que habilidades um redator de conteúdo precisa? 

O redator de conteúdo médio precisa saber pesquisar e traduzir suas constatações em texto. Além disso, autodisciplina e gerenciamento do tempo são fundamentais, e conhecimento das melhores práticas de search engine optimisation também é útil. 

É difícil escrever conteúdo?

Qualquer um pode colocar palavras em uma página, mas escrever conteúdo de qualidade que faça sentido para o seu público nem sempre é tão fácil.

O que é search engine optimisation copywriting?

Se trata de criar conteúdo que os mecanismos de busca possam entender. Costumava ser apenas encher todas as frases de palavras-chave, mas hoje em dia é um pouco mais do que isso.

Quais são os principais tipos de redação de conteúdo?

A redação de conteúdo pode ser dividida em duas categorias: advertising and marketing de conteúdo e copywriting. A primeira inclui coisas como blogs e e-books, enquanto a segunda consiste em textos para websites e anúncios. 

Redação de Conteúdo – Conclusão

Conteúdo de qualidade começa por definir seu público-alvo.

Se você não entender para quem você está escrevendo e o que eles querem ouvir, você não vai conseguir criar um conteúdo que chame a atenção. Claro, você pode escrever belas palavras, mas elas dificilmente vão gerar leads ou vendas porque elas não estão segmentadas para as pessoas certas.

Comece tendo seu público em mente toda vez, e você terá mais probabilities de criar um conteúdo melhor. 

Quais são suas técnicas testadas e comprovadas para escrever um conteúdo sensacional?

Consulting with Neil Patel

See How My Company Can Drive Large Quantities of Visitors to Your Web site

  • search engine optimisation – unlock large quantities of search engine optimisation site visitors. See actual outcomes.
  • Content material Advertising and marketing – our crew creates epic content material that may get shared, get hyperlinks, and entice site visitors.
  • Paid Media – efficient paid methods with clear ROI.

Book a Call



Source link

Your Mama Hustler
Logo